Início > Doenças e Sintomas > AVC

AVC

O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é uma das principais causas de óbito globalmente, afetando indivíduos de diversas faixas etárias.

O Que é AVC (Acidente Vascular Cerebral)? Um Guia Simples

Você sabe o que é um AVC? Muitas vezes chamado de "derrame", o AVC (Acidente Vascular Cerebral) é algo que acontece no cérebro. Imagine isso de forma simples: é como se algumas partes do cérebro morressem porque o sangue parou de passar por lá.

Existem dois tipos de AVC: um se chama hemorrágico e o outro se chama isquêmico. Os dois são sérios e precisam ser descobertos logo para serem tratados bem no hospital.

Você sabia? O AVC é a principal razão de pessoas falecerem em todo o mundo. Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil, a cada 5 minutos morre 1 pessoa por causa do AVC. Isso dá mais de 100 mil mortes todos os anos.

Mesmo que a pessoa não morra por causa do derrame, ela pode ficar com problemas para sempre, como não conseguir mexer direito, falar bem ou lembrar das coisas. Isso pode ser muito difícil.

AVC Hemorrágico ou Isquêmico: O que são?

O AVC isquêmico acontece quando coisas gordurosas entopem os caminhos onde o sangue passa no cérebro. Isso faz com que partes do cérebro não recebam sangue e morram.

Já o AVC hemorrágico acontece quando um vaso ou uma artéria se rompe, como um cano furado. Isso faz com que o sangue saia e atrapalhe tudo.

Tanto o AVC isquêmico quanto o hemorrágico podem ser evitados com comidas boas, exercícios e hábitos saudáveis, como não beber muito álcool e não fumar. Tentar não ficar muito estressado e visitar o médico também ajudam a não ter um AVC.

Sabe o que é importante? O AVC isquêmico pode ser evitado mais fácil se você se cuidar. Ele acontece por causa de coisas como o colesterol alto, problemas no coração e doenças na coagulação do sangue.

Já o AVC hemorrágico pode acontecer por causa da pressão alta, um vaso fraco ou quando a cabeça leva um grande golpe

Os Sinais Principais do AVC

Os sinais são quase os mesmos nos dois tipos de AVC:

  • Não conseguir mover uma parte do corpo de repente

  • Ficar fraco nos músculos

  • Ter dificuldade para falar

  • Sentir formigamento no rosto, braços ou pernas

  • Não conseguir mexer uma parte do corpo, geralmente de um lado só

  • Ficar sonolento

  • Ficar confuso

  • Não conseguir enxergar direito

  • Sentir enjoo e vomitar

  • Ter uma dor de cabeça forte e de repente

  • Ter pressão dentro da cabeça

Como Saber se é um AVC? Use o SAMU!

Se você acha que alguém está tendo um AVC, tem um jeito simples de descobrir. É só usar o SAMU:

  • S de Sorriso: Peça para a pessoa sorrir. Se ela não conseguir sorrir direito, pode ser um AVC. O sorriso vai ficar torto.

  • A de Abraço: Peça para a pessoa dar um abraço. Se um dos lados do corpo não conseguir levantar, pode ser um AVC.

  • M de Música: Peça para cantar uma música. Se a pessoa não conseguir falar direito ou cantar, pode ser um AVC.

  • U de Urgência: Se essas coisas acontecerem, chame ajuda e uma ambulância logo!

O que Fazer para Tratar?

Quanto antes tratar, melhor para a pessoa não ficar com problemas. No começo, na ambulância, eles dão oxigênio e remédios para a pressão.

No hospital, eles vão ver que tipo de AVC a pessoa teve. Aí, o tratamento vai ser diferente.

Se for o AVC isquêmico, eles dão remédios na veia para dissolver as coisas gordurosas. Se isso não funcionar, a pessoa pode fazer uma cirurgia para limpar os vasos.

Se for o AVC hemorrágico, eles dão remédios na veia para baixar a pressão. Geralmente, a pessoa também precisa fazer uma cirurgia para arrumar os vasos e artérias.

Lembre-se, quanto mais cedo a pessoa receber tratamento, mais chances tem de ficar bem. E sempre chame ajuda se achar que alguém está tendo um AVC!